Os Índios Maués - Amazonas


Ainda hoje, com quatro séculos de contato, os Sateré-Mawé, situados na calha central da amazonia brasileira, cantam e escrevem em sua língua materna, Mawé, do tronco linguisstico Tupi.


Por tradição, os Maués ainda fazem com toda solenidade o ritual da Tocandira, uma formiga do tamanho de um maribondo, que além de morder, tem um ferrão que causa uma dor de vinte horas, podendo causar a morte. Neste ritual, foram escolhidas duzentas formigas.







Crianças a partir dos oito anos de idade, já estão habilitadas a passar pelo ritual da tocandira, e assim mostrar vigor de guerreiro e pronto para uma vida conjulgal.


3 comentários:

Maria Cristina disse...

Lindas fotos, Hugo, como são todas as suas fotos!

dembsp disse...

Saudações, Hugo.

Descobri seu blog vasculhando a web; que descoberta valorosa!

Estou indicando seu trabalho no meu espaço na internet e espero não estar invadindo sua privacidade.
Creio que meu interesse não vai afetá-lo; pois visa apenas ressaltá-lo e divulgá-lo na minha simples página.
Parabéns, pelas excelentes fotos!

Abraços e saúde.

www.dembsp.blogspot.com

andrea disse...

Oi Hugo,

Vc está me devendo as informações sobre o tamanho e custo de suas fotos sobre os Maués - gostaria tb de receber cópias das fotos para escolher uma ou duas para comprar.

Vc pode me mandar? Caso queira falar novamente comigo por tel fique a vontade (11) 38898875 SP/SP.

abs
Andréa